Deixados Para Trás e o Espírito Santo

Famosa é a coleção de livros Deixados Para Trás de Tim LaHaye e Jerry B. Jenkis. O tema abordado é o fim dos tempos com uma mistura de ficção. Não é difícil perceber a corrente teológica predominante: o pré-milenismo. Jesus vem, arrebata a Igreja e uma série de acontecimentos ainda se desenrola na história da humanidade, tais como o período da tribulação, o surgimento do Anticristo, a conversão dos que não aceitaram a marca da Besta, o Armagedom e por fim a consolidação do Reino de Cristo. A propósito, de todas as correntes escatológicas ela é a mais difundida e aceita no meio cristão. Contudo, ela fica a desejar em algumas considerações, principalmente no quesito salvação de pessoas após a retirada do Espírito Santo.

Em Deixados Para Trás fica evidente que haverá salvação de almas após o arrebatamento. Mas, como será isso possível sem o ministério do Espírito Santo? Segundo a Palavra de Deus é o Espírito Santo quem convence o homem do pecado, da justiça e do juízo (João 16:8). O ser humano não tem condições de compreender, por si mesmo, a sua condição de pecador perdido à luz da justiça divina. Alguém sem Cristo até pode reconhecer os seus pecados, pode reconhecer que tem falhas e defeitos, no entanto, só poderá tomar medidas adequadas, conforme o evangelho de Cristo, com a ajuda e consolação do Espírito Santo de Deus. Portanto, a Igreja atual precisa ter coragem para assumir que essa corrente de Deixados Para Trás deixa um grande buraco teológico. Se é o Espírito quem convence na dispensação da graça, quem ou o quê convencerá o ser humano na dispensação pós-arrebatamento? É possível mesmo alguém ter a mente iluminada com o evangelho sem a operação do Espírito? "Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente" (I Coríntios 2:14).

Mas suponhamos que os adeptos da teologia Deixados Para Trás consigam apresentar uma resposta aparentemente plausível para os questionamentos anteriores? Mas, o que dizer a respeito da regeneração? A Palavra de Deus nos deixa também claro que o novo nascimento é obra do Espírito Santo. "O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito" (João 3:6). Uma vida transformada pelo evangelho só é possível com a dinâmica do Espírito Santo, e, não, pela inteligência ou capacidade ou força do próprio ser humano. "O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito" (João 3:8). O milagre da regeneração na vida de um pecador arrependido, não é nem por força nem por violência, mas pela graça do Espírito Santo de Deus.

Mas suponhamos igualmente que Deixados Para Trás consiga explicar o inexplicável: transformação de vidas sem a presença do Espírito Santo. Então, podemos levantar um outro questionamento: é possível alguém ser salvo e não ter o Espírito Santo habitando em sua vida? "Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?" (I Coríntios 6:19). É a presença do Espírito Santo em nossas vidas que garante a nossa salvação. "E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção" (Efésios 4:30). Por conseguinte, diante de tudo o que a Palavra de Deus nos ensina, deixemos para trás essas fábulas e fantasias escatológicas da corrente Deixados Para Trás. Fiquemos com o que a Bíblia nos ensina. Ela é o nosso manual infalível que,  nunca se contradiz. E se você for ler a coleção Deixados Para Trás, não se esqueça que se trata apenas de uma obra de ficção. A Palavra de Deus, sim, é verdadeira, perfeita e apta para nos instruir em justiça e graça, nunca nos deixando para trás,
tanto teologicamente quanto por ocasião do Dia da vinda de Jesus. Maranata!

Pr. Adriano Xavier Machado