Sim, eu amo a mensagem da Cruz

O que foi a Cruz de Jesus? Uma fatalidade? Uma tragédia? Algo desnecessário? Ultimamente tenho presenciado algumas manifestações que ignoram a importância da Cruz. Alguns enfatizam que não devemos pregar tanto sobre o assunto, pois o principal no evangelho não é a morte de Jesus, mas, sim, a Sua ressurreição. Outros destacam que devemos pregar com ênfase o Pentecoste, isto é, o batismo, a unção e o poder do Espírito Santo, de outro modo estaremos bebendo leitinho espiritual. Samuel Chadwinck chegou a dizer que o "verdadeiro sinal do cristianismo não é uma cruz, mas uma língua de fogo". E, assim, ambos os grupos se esquecem que apenas pela Cruz é que temos a garantia da virtude do Espírito Santo e da vitória da ressurreição. É claro que temos que pregar o evangelho completo, não apenas parte dele. No entanto, tudo está fundamentado na Cruz. Sem dúvida, a Cruz teve a sua vergonha, humilhação, desprezo e juízo. Mas, por outro lado, a Cruz demonstra também toda a Sua glória, exaltação, graça e salvação. 

Pode parecer estranho e até um paradoxo, todavia, a Cruz é ao mesmo tempo fraqueza e poder, escândalo e sabedoria, morte e vida. Foi em fraqueza, isto é, como homem que Jesus foi pendurado no madeiro, mas foi em poder que suportou toda a dor e maldição, realizando, assim, a vontade divina. Foi como um desprezado que Jesus foi conduzido ao calvário pelos homens, mas para Deus Ele foi o sacrifício santo e agradável. E foi morrendo que, por Ele muitos se salvaram e, ainda, continuam sendo salvos. Por conseguinte, a mensagem da Cruz como um todo não é uma mensagem de tristeza ou derrota. Por isso Paulo tinha como desafio ministerial: "Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado" (I Coríntios 2:2). J. C. Ryle declara que "Jesus Cristo crucificado era a alegria e o deleite, o conforto e a paz, a esperança e a confiança, a fundação e o lugar de descanso, a arca e o refúgio, o alimento e o remédio da alma de Paulo".* Se foi para o apóstolo não deveria ser também para nós? 

Amados, a mensagem da Cruz não é uma mensagem tola ou absurda. Nela está a esperança para todos os povos: "porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo e nação" (Apocalipse 5:9). É com a mensagem da Cruz que recebemos o perdão e a aceitação divina: Jesus "nos ama, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados" (Apocalipse 1:5). Aleluia, "agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto" (Efésios 2:13). Portanto, o que precisamos fazer agora? "Tendo pois, irmãos, ousadia para entrarmos no santíssimo lugar, pelo sangue de Jesus" (Hebreus 10:19). É reconhecendo o valor da Cruz que podemos cantar com fé e um renovado compromisso com o Senhor: "Foi lá na Cruz, foi lá na Cruz, que provaste o teu amor por mim Jesus". Sim, eu amo a mensagem da Cruz!

Pr. Adriano Xavier Machado


* Você poderá conferir o artigo completo: http://www.monergismo.com/textos/cruz/cruz_ryle.htm

Foi Lá na Cruz