Ted Williams: uma parábola contemporânea

A história já é conhecida. É notícia no mundo inteiro. O americano Ted Williams literalmente teve "a segunda chance". Por dez anos como morador de rua, de uma hora para outra tornou-se celebridade. O que o fez sair daquela miséria? Um jornalista passava com o seu carro em uma avenida de Columbus, capital do Estado de Ohio, quando o encontrou mendigando com um simples cartaz com os seguintes dizeres: "Eu tenho o dom divino de uma grande voz. Sou um ex-locutor de rádio que caiu em desgraça. Por favor, qualquer ajuda será bem-vinda". A partir daí, a vida de Williams foi transformada. Sua história se tornou conhecida por todos os Estados Unidos, recebendo a oportunidade de recomeçar a sua vida como um grande locutor.

Há muita coisa que podemos aprender com esse fato. Ted
Williams representa o nosso fracasso, o nosso buraco, a nossa miséria. Quem nunca caiu? Quem nunca se sentiu derrotado? Quem nunca sofreu como mendigo espiritual? Davi teve essa experiência: "Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim". E essa é também a experiência de todo ser humano. No entanto, não precisamos desistir. Williams não desistiu. Ele preparou um cartaz que confessava três coisas importantes: o dom divino, a sua desgraça e o desejo de ajuda.
Para sairmos da nossa miséria espiritual precisamos fazer uma confissão. Davi teve o seu fracasso, mas não deixou de confessar: "Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que a teus olhos é mal". Nós igualmente precisamos recorrer a esse procedimento. Pois, se "confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça". Em outra parte das Escrituras encontramos: "O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia".

Todavia, o que devemos confessar? Ted Williams reconheceu o seguinte dom divino que tinha recebido: "uma grande voz". Davi reconheceu um outro dom divino: a Sua "misericórdia" e "benignidade". Muitas vezes nós não nos aproximamos de Deus com ousadia, porque não temos confiança no Seu amor e na Sua bondade. Sem essa confiança ficamos acomodados, aceitando passivamente toda a nossa tristeza, angústia e derrota.

Ted Williams prosseguiu em sua confissão:
"Sou um ex-locutor de rádio que caiu em desgraça". Isso nos faz lembrar a parábola do filho pródigo quando diz: "caindo em si". O filho pródigo reconheceu a sua miséria, a sua rebeldia e o seu pecado. Davi em sua confissão teve a mesma atitude: "crimes de sangue". Quais reconhecimentos precisamos ter? Quais pecados precisamos confessar? Quais são as nossas desgraças morais, éticas ou espirituais que precisamos expor diante do altar de Deus?

Por fim, Ted Williams desejava alguma "ajuda". Ele estava aberto para ser socorrido. Já ouvi dizer que muitos moradores de rua preferem ficar como estão. No entanto, Williams reconhecia:
"qualquer ajuda será bem-vinda". Ele não era orgulhoso nem estava satisfeito com a vida que levava. Logo, ele recebeu uma maravilhosa oportunidade. Tornou-se uma celebridade. Teve a chance de recomeçar a vida. Provavelmente ele não esperava por tanto. Mas é sempre assim que funciona: Deus faz "abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos". A Ele toda honra e glória, pois através de Sua misericórdia e benignidade Ele nos dá mais uma chance para recomeçar. De mendigos Ele quer nos fazer príncipes. Ele deseja nos tirar da miséria espiritual para a extraordinária riqueza da Sua graça.

Pr. Adriano Xavier Machado