João 3:16 _ O código da vida

João 3:16. Sem dúvida o texto é famoso. Muitos sabem recitá-lo de cor. Provavelmente é o mais usado em mensagens de púlpito ou mesmo no evangelismo pessoal. Dizem que é o resumo da Bíblia. É um dos primeiros versículos que as crianças aprendem na Escola Bíblica Dominical. Meu primeiro sermão nesse texto foi quando seminarista. Ainda me lembro bem do tema: "A Mais Linda História de Amor". Atualmente temos o famoso escritor Max Lucado que escreveu um livro inteiro tendo por base João 3:16. Título do livro? "3:16 _ A mensagem de Deus para a vida eterna". Mas, lamentavelmente é um texto que tem sido esquecido na prática. Hoje em dia as pessoas querem dinheiro e saúde. Querem bens e recompensas apenas para essa vida humana e terrena. O que importa é a conta bancária, o carro novo, a casa própria e tudo o que diz respeito ao mundo que vivemos. Sei que Deus se importa com as nossas vidas em todos os sentidos. Jesus mesmo nos ensinou a orar pelo pão de cada dia. Tiago nos dá orientação no procedimento com os doentes. Paulo fala que aquele que não trabalha que também não coma. Enfim, Deus, através da sua Palavra tem ensinamentos para todos os aspectos da vida diária, quer seja no casamento, na família, no trabalho, na igreja ou na sociedade. No entanto, Deus tem muito mais. Não apenas para a nossa vida terrena. Deus tem uma herança incorruptível, um galardão que não perece, uma fonte de água que jorra para a vida eterna.

João 3:16 nos fala do amor de Deus em busca do pecador perdido. Do amor que não se conforma com a nossa condenação do pecado. Do amor que envia um Filho santo para desfazer as obras do diabo. Do amor que nos garante a vida eterna pela fé em Jesus. Mas, será que temos pensado nessas coisas? Temos meditado nessa verdade gloriosa do evangelho?  Temos demonstrado alegria intensa com a obra de Deus em nossas vidas através de Jesus? Receio que o brilho do mundo esteja conseguindo nos fazer esquecer que o pecado condena e mata e que só Jesus é a ressurreição e a vida. As lojas das cidades nos fazem promessas encantadoras e quase irresistíveis. O comércio nos diz que através de seus perfumes, roupas e calçados é possível ter uma vida melhor e feliz. As concessionárias prometem aos homens força e poder através de automóveis com designes ousados e motores potentes. Os "shoppings" garantem às mulheres beleza e segurança. As academias prometem o corpo perfeito, o corpo sarado e longa vida. São tantas as promessas para esse mundo e para essa vida que, de fato receio que o brilho desse mundo esteja conseguindo ofuscar no nosso coração o que Deus ensinou sobre a vida eterna. A vida que Ele conquistou através do Seu amor revelado em Jesus.

João 3:16 é a melhor de todas as promessas. Pois uma vez que nascemos, também morremos. Uma vez que vimos ao mundo, envelhecemos a cada dia e dele teremos que partir. Não gostamos de reconhecer essas coisas, mas, o nosso tempo está passando. Cada dia é um dia a menos aqui na terra. Somos peregrinos nesse mundo. Contudo, pela fé em Jesus, temos a garantia da vida eterna com Deus. Da vida com Deus não apenas para o tempo presente, mas também do tempo anunciado no Paraíso, nas Mansões Celestiais, na Nova Jerusalém. Sem dúvida, João 3:16 é uma promessa extraordinária. Em nenhum comércio, "shopping" ou academia você irá encontrar uma placa anunciando a vida eterna. Essa placa só pode ser encontrada no evangelho de Jesus. E que evangelho tremendo. É o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê. O pagamento já foi feito. Jesus morreu na Cruz por nossos pecados. A resposta que Deus aguarda de cada um é a fé. Em João 3:16 confirma: "para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna". Ah, talvez o nosso problema não seja tanto o brilho atraente desse mundo, mas a nossa falta de fé naquilo que Deus diz em João3:16. Talvez estejamos acreditando que algo mais possa compensar nossas limitações e fraquezas. Talvez uma roupa nova, um carro do ano, uma maquiagem, um corte de cabelo ou ainda um corpo em forma e com vigor da juventude. Não sei! Cada pessoa procura ajeitar os seus "escapes" psicológicos e espirituais como pode. Contudo, só Jesus salva. E precisamos mesmo crer n'Ele. Como disse William Barclay, "através de Cristo, há a possibilidade de um relacionamento, uma intimidade, uma união com Deus que não são possíveis de outra maneira. Através daquilo que Ele é e faz, os homens podem entrar na própria vida de Deus". E Barclay conclui: "A vida eterna não é outra coisa senão a vida do próprio Deus".* Aleluia, assim crendo prossigo cantando, sabendo que um dia verei a Jesus face a face:

Este mundo jamais pode me separar
dos valores celestiais que eu vou receber.
Meu tesouro e esperança estão no meu novo lar.
Sou herdeiro com Cristo, vou com Ele morar.


Céu Lindo Céu, Céu Lindo Céu
Há mansões celestiais todas feitas por Deus.
Céu Lindo Céu, Céu Lindo Céu

Eu vou pro Céu, Lindo Céu, com Cristo eu vou morar no Lindo céu **


                 "Porque Deus amou o mundo de tal maneira
                           que deu o seu Filho unigênito,
                 para que todo aquele que nele crê não pereça,
                                   mas tenha a vida eterna"
                                                (João 3:16)

Pr. Adriano Xavier Machado

* BARCLAY, William, Palavras Chaves do Novo testamento, tradução Gordon Chown, São Paulo: Sociedade Religiosa Edições Vida Nova, 1988, p. 21.
** Dick Torrans