Em Se Tratando do Batismo

Um dos líderes da reforma protestante do século XVI “sustentava que o batismo nas águas era um sinal exterior consequente à experiência interior da fé”.

Mas que experiência interior da fé é essa?

Pelo ensino das Escrituras Sagradas, trata-se  de receber a Jesus Cristo como Senhor e Salvador de nossa vida, pois “a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome” (João 1.12).

Assim, enfaticamente proclamamos que o batismo não salva, no entanto, uma vez  salvos pela fé em Jesus, em tudo queremos obedecê-Lo e honrá-Lo.

Por conseguinte, queremos colocar em prática o que Jesus nos ensinou: “Portanto ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo” (Mateus 28.19).

Se a experiência interior da fé diz respeito a uma experiência com Jesus, um dos sinais exteriores que expressa essa mesma fé é, sem dúvida, a obediência ao batismo.

Em outras palavras, com o batismo estamos dando um testemunho público de nossa fé: morte para o mundo e uma nova vida pela fé em Jesus. 
Reconhecemos prontamente que apenas o Senhor é quem pode nos salvar, porquanto, somente  Ele é “o caminho, e a verdade e a vida" (João 14.6). Mas, grande é a alegria em passar pelas águas batismais em obediência ao Senhor Jesus!

Para quem ainda não teve uma experiência salvadora com Jesus, saiba que o Senhor te chama para a realidade de uma nova vida de fé e esperança. Jesus disse: “Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado” (Marcos 16.16).

Jesus te ama e Ele quer te salvar!!!

Pr. Adriano Xavier Machado