Deus nos Prepara

Caminhar pode parecer um exercício fácil, mas quando levamos em conta o tempo dispensado para o aprendizado, vemos que não é algo tão simples assim. Se praticamente vários animais na natureza já conseguem se levantar e dar os primeiros passos logo após o nascimento, com o ser humano é necessário alguns meses. Contudo, não basta apenas isso, é preciso estímulo, treinamento, persistência, ou seja, preparação.

Ainda que, muitas vezes não percebamos, quase tudo na vida exige preparação. Comer com colher e garfo, sentar junto à mesa na hora do almoço ou do jantar, amarrar o cadarço do sapato ou do tênis, ler e escrever, enfim, muitos dos nossos hábitos e costumes dependem de preparação. E podemos ter certeza que não é diferente quando se trata do Reino de Deus.

O Senhor está constantemente trabalhando nas nossas vidas. Ele usa cada situação para moldar e transformar o nosso caráter. Ele conhece perfeitamente as nossas carências, fragilidades e limitações. Ele sabe que precisamos de tratamento em diversas áreas de nossas vidas. Podemos pensar que estamos prontos para tudo, mas ninguém pode confundir ao Senhor. Assim, como um verdadeiro Mestre Ele permite situações em nossas vidas para nos capacitar, ensinar e nos preparar para o louvor de Sua glória.

José, quando ainda um adolescente, teve grandes sonhos da parte do Senhor. Mas, o que ele não imaginava é que teria um longo caminho de preparação para percorrer. Antes de ser o governador do Egito ele teve muito o que aprender. Não é diferente conosco hoje. Antes de vermos todos os planos de Deus concretizados em nossas vidas, precisamos ser devidamente capacitados. De outro modo, diante dos desafios e problemas que se levantam no decorrer do percurso, desistiremos do nosso chamado, fracassaremos em nossa vocação.

Em uma maratona muitos atletas podem estar inscritos, mas apenas os devidamente preparados conseguirão concluir a prova. Na vida cristã, muitos podem estar participando, no entanto, somente aqueles que são capacitados pelo Senhor poderão um dia dizer como o apóstolo Paulo: "Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé" (2 Timóteo 4.7). Portanto, não desprezemos o treinamento que o Senhor nos concede com as provações e lutas da vida. Em vez de ficarmos reclamando ou lamuriando, humildemente aceitemos o tratamento do Senhor, bendizendo o Seu nome e confiando na Sua graça e no Seu amor. Afinal, como diz um provérbio oriental, "o diamante não pode ser polido sem fricção, nem o homem aperfeiçoado sem as provações". Deus nos ajude. Deus nos capacite. Deus nos prepare. Amém.

Pr. Adriano Xavier Machado