O Amor Tudo Sofre

Em minha época de adolescência era comum meninas colecionarem figurinhas "Amar é...". Geralmente essas figurinhas tinham o desenho estampado de um casal sem roupas e apresentavam pensamentos sobre o amor. Pela internet ainda é possível encontrar alguns exemplos. Lembro aqui pelo menos de três com os seguintes pensamentos sobre o amor:

Amar é... um sonho que se torna realidade.

Amar é... um Paraíso!

Amar é... ter a química certa.

É muito comum nos dias de hoje, configurarem o amor num formato romanceado, com muitas cores, flores e perfumes. Pensa-se no amor com todo o seu encanto, com toda a sua beleza e magia. Contudo, o amor não pode ser resumido em apenas um sonho ou um Paraíso ou ainda a química certa, pois o amor tudo sofre (1 Coríntios 13.7), o amor também atravessa por águas agitadas ou em túneis escuros. Com isso, está sendo dito que o caminho do amor nem sempre é fácil ou tranquilo, todavia continua sendo amor.

No pensamento de Paulo, enquanto ele trocava figurinhas sobre o amor com os cristãos de Corinto, não existia nenhuma ideia masoquista. Em hipótese alguma o amor tem prazer na dor ou no sofrimento. Mas, para o apóstolo, o amor tem a capacidade de "aguentar" a pressão das dificuldades, tem força para "suportar" o peso da crise e poder para "tolerar" até mesmo a dor de uma decepção. Em outros termos, o amor não é frouxo nem covarde diante das adversidades e dilemas da vida.

Na obra redentora, vemos Jesus suportando toda humilhação, vergonha e sofrimento do Calvário. Se Ele quisesse se ver livre de toda aquela situação, bastaria que clamasse ao Pai e uma legião de anjos viria socorrê-Lo. Mas, o amor O manteve na Cruz. De outro modo, não haveria esperança para a humanidade. É com o exemplo do amor de Cristo que melhor o ser humano pode compreender o significado do amor que tudo sofre: o amor que não desiste, não abandona nem desampara.

Para os dias de hoje, com muitas mensagens de autoajuda, cura, libertação, prosperidade e milagres, faz-se necessário lembrar que na vida nem tudo é fácil ou confortável. Nem sempre as coisas acontecem como queremos, sonhamos ou desejamos. Precisamos estar preparados também para os dias difíceis. O apóstolo Paulo registrou: "Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nele, como também padecer por ele" (Filipenses 1.29). O interessante que o próprio Senhor Jesus disse a respeito de Paulo: "E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome" (Atos 9.16).

O amor verdadeiro tudo sofre. O amor verdadeiro está disposto a pagar um alto preço. O amor sonha, mas também é realista. O amor é um Paraíso, mas também sabe passar por tempestades. O amor tem a química certa, mas, quando não há essa química, ele não explode. Paulo amou muito a Jesus Cristo e o Seu santo evangelho. Contudo, sua jornada não foi nada fácil. O apóstolo foi perseguido, sofreu açoites, prisões, injúrias e, segundo a tradição cristã, foi até mesmo decapitado. Apesar de tudo, não esfriou, não desvaneceu, não fracassou no amor. Paulo amou até o fim. É esse tipo de amor que precisamos conhecer e viver. Muito mais do que flores, presentes, poesia ou música, o amor autêntico é aquele que consegue atravessar os vendavais da vida com força, determinação e graça.

Pr. Adriano Xavier Machado