Cuidado Com O Orgulho


Acredito que em nossa experiência todos nós já tropeçamos em alguma coisa. Penso que todos os que sabem andar e correr sabem também o que é cair no chão. Não me lembro quando estava aprendendo a caminhar, era muito criança. Mas, lembro-me quando comecei a pedalar em uma bicicleta. Foram muitos os tombos. Foram muitas as quedas. Hoje, já adulto, com certa experiência, não sei mais o que é cair de bicicleta. É claro que não estou absolutamente livre disso. Qualquer descuido e posso ver o chão bem de perto. Quem caminha, corre ou pedala, nunca estará totalmente livre de uma queda. Assim, é na nossa vida espiritual. Caminhamos com Deus por meio da fé e reconhecemos que Ele é quem nos sustenta. Mas, às vezes, podemos tropeçar em uma pedrinha nada inocente, nada inofensiva, isto é, o orgulho.

Lembro-me de um retiro espiritual em Florianópolis, SC, onde tive a oportunidade de conversar com um pastor já idoso. Na época eu estava dando início ao meu ministério como pastor e missionário. Estava sedento para ouvir os mais experientes. Queria aprender algo que fosse realmente muito importante para a obra de Deus. O pastor com o seu rosto marcado pelo tempo falava sem parar. E eu apenas ouvia. De repente a sua expressão se modificou. Ele havia se lembrado de algo que merecia a minha atenção. Ele olhou bem sério, aproximou-se de mim e disse: "cuidado com o orgulho". Hoje esse pastor já se encontra na glória. Mas, não me esqueço de sua recomendação. As suas palavras ainda permanecem vivas no meu coração: "cuidado com o orgulho".

O orgulho é um conceito "muito elevado que alguém faz de si mesmo" (Michaelis). É uma ideia inadequada e exagerada de sua importância, capacidade, força, inteligência, beleza ou destreza. O orgulho nunca se curva, nunca se quebranta e nunca se submete. Está sempre querendo ficar um degrau acima e ser o centro das atenções, o que traz muita insatisfação, decepção e frustração. No entanto, o mundo não é palco para uma pessoa só. Aliás, no mundo Jesus é o ator principal e nós somos Seus coadjuvantes. Tudo é e deve ser para a glória d'Ele. "Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém" (Romanos 11.36). Mas, quando alguém perde a visão de Jesus, o orgulho entra em cena, o que é uma tragédia. Portanto, a recomendação é válida: "cuidado com o orgulho". Que Jesus seja de fato o foco, o alvo e a razão de tudo. 

O orgulho cega. Faz com que a pessoa tenha um entendimento a respeito de si totalmente fora da realidade. Ela pode se sentir mais forte, mais sábia, mais inteligente, mais bonita, mais capacitada, enfim, sempre mais do que os outros, mas na verdade tal sentimento não passa de uma máscara para esconder todas as suas fragilidades, carências e medos. A pessoa orgulhosa pode até saber falar bem, mas não sabe ouvir. Pode até reconhecer suas virtudes, mas não as dos outros. Pode ter olhos, mas apenas para ver o seu umbigo. A pessoa orgulhosa é fechada no seu próprio mundo, no seu próprio universo. E por isso não sabe ser gentil, atenciosa ou reconhecer os conselhos. Sempre acha que tem as respostas e que está sempre enxergando tudo corretamente. Sim, a pessoa orgulhosa não sabe aprender com a história, com as pessoas mais simples nem respeitar ou considerar os mais experientes. Portanto, "cuidado com o orgulho". Quem deixa de aprender hoje, deixa de ensinar amanhã.

O orgulho transforma o coração em pedra. Pode polir certos gestos, palavras e atitudes, dando uma imagem de melhora, mas o coração deixa de ser carne, deixa de ter calor, deixa de ter amor. O orgulho é pura aparência, é pura ilusão. No fundo de cada pessoa que é dominada pelo orgulho há uma tremenda escuridão, um vazio sufocante que amarra e amarga, que impede o crescimento, o avanço e o desenvolvimento psicológico, social e espiritual. Logo, Deus que se importa tanto com a nossa felicidade, deixa-nos em Sua Palavra: "O SENHOR eleva os humildes, e abate os ímpios até à terra" (Salmos 147.6); "porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes" (1 Pedro 5.5). "Quando vem o orgulho, chega a desgraça, mas a sabedoria está com os humildes" (Provérbios 11.2 _ NVI). "Mais uma vez os humildes se alegrarão no Senhor" (Isaías 29.19). Sendo assim, "cuidado com o orgulho".

Pr. Adriano Xavier Machado