Missões no Paraguai

Recentemente tive o privilégio de fazer uma viagem para Assunção, Paraguai. Foi um momento oportuno para conhecer os verdadeiros desafios missionários desse país.E você pode ter certeza: há muito o que se fazer em termos de evangelização e plantação de igrejas. O país necessita de mais obreiros, investimentos, educação teológica, projetos e um autêntico clamor de oração para a salvação de almas. O sentimento que tive é que nós brasileiros podemos ainda fazer mais pelo Paraguai. Nossos irmãos vizinhos necessitam de nossa ajuda, de nossa cooperação e acima de tudo do nosso coração.

 Realizei a viagem com minha filha Mylena. Queria que ela sentisse mais de perto a alegria de servir ao Senhor em uma outra cultura. Talvez o meu desejo íntimo é que ela seja uma missionária transcultural. Está nas mãos de Deus. É Ele quem chama, capacita e envia. Mas ela foi muito impactada. Ela gostou de ouvir os cânticos em espanhol, fez diversas amizades sinceras, conheceu lindos lugares e quando retornou ao Brasil deixou escapar que gostaria de morar no Paraguai, rsrsrsrs. Quem sabe Deus já esteja preparando o seu coração? Para mim seria uma honra ter pelo menos um dos meus três filhos seguindo a carreira missionária. Como disse anteriormente, está nas mãos de Deus. Ele sempre sabe o que faz. 




No Paraguai pude realizar uma palestra em um acampamento para pastores e líderes do ministério infantil. Como tinha algumas crianças no acampamento, pude brincar e compartilhar o evangelho com elas. Hum, não foi nada fácil. Falar com adultos foi uma coisa, mas com as crianças o maior desafio ministerial que tive na minha vida. Foi mais difícil do que o meu primeiro sermão como seminarista. É claro que estou acostumado a realizar trabalhos infantis, mas no Brasil, com crianças que entendem perfeitamente a minha língua, as brincadeiras que faço, as comparações e parábolas que compartilho. No entanto, em outra cultura tive que me desdobrar. Como gosto de desafios, foi uma experiência indescritível e recompensadora. 


Para não me delongar mais do que é preciso, louvo ao Senhor por cada momento que tive no Paraguai. Foi uma semana muito gratificante. Retorno ao Brasil com um coração mais sensível para o que pode ser feito nesse país. Tenho uma responsabilidade a mais, nada cansativa ou enfadonha, a de orar mais pelo país vizinho. 


Ah, estou pensando em promover uma grande campanha evangelística na capital do país, talvez alugando uma tenda e levando uma equipe de voluntários, tais como médicos, dentistas, evangelistas, grupo musical e teatral. Bem, isso também está nas mãos de Deus. Contudo, se você quiser se envolver de algum modo, pode contar comigo. Amo missões. Amo falar de Jesus, seja no Brasil ou no Paraguai ou em qualquer outro lugar do mundo.

Pr. Adriano Xavier Machado