Não ensinem outra doutrina!

"... para advertires a alguns, que não ensinem outra doutrina" 

(1 Timóteo 1.3).

Ao considerarmos o evangelho de Cristo, constatamos que a sua doutrina é divina. O Senhor Jesus disse: "A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou" (João 7.16). É, portanto, na doutrina de Cristo que está a nossa esperança. E é a doutrina de Cristo que devemos testemunhar às nações. No entanto, muitas vezes, outros ensinos estão sendo recomendados. Outras doutrinas estão sendo apreciadas.

Na época do apóstolo Paulo, as igrejas da Galácia, depressa passaram "daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho" (1.6). A grande verdade é que não tem sido muito diferente nos dias de hoje. Há muitos ensinamentos que não correspondem ao evangelho de Cristo. Mas, quantos estão percebendo isso? Quantos estão realmente cônscios do que tem acontecido em nosso tempo?

O apóstolo Paulo tinha a preocupação de preservar a verdadeira doutrina de Cristo. Quando ele fala sobre "outra doutrina", fica evidente que por ingenuidade ou má-fé é possível perder o caminho, o rumo certo do cristianismo. Por onde a verdade foi comunicada, de algum modo, a mentira também sempre se fez presente. Foi assim no Éden, no início da história humana, quando a serpente enganou Adão e Eva. E, assim, tem sido em todos os tempos.

Quando a Palavra se fez carne, a verdade foi manifesta a todos. "Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores" (1 Timóteo 1.15). Mas, o diabo, isto é, a antiga serpente, revelou outra vez a sua estultícia. Jesus foi acusado de ser comilão e beberrão e como aquele que expulsa os espíritos malignos pelo príncipe dos demônios. A verdade foi exposta e a mentira tentou acompanhá-la, a fim extinguir o seu brilho, a sua graça e o seu poder.

Nos dias de hoje, a Igreja continua anunciando a verdade de Cristo. Uma doutrina poderosa para salvar o pecador que se arrepende e responde em fé. Mas, a mentira continua em ação. Escrevendo a Timóteo, o apóstolo Paulo dizia: "Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina" (1 Timóteo 4.16). A mesma exortação serve para nós também, pois "o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios" (1 Timóteo 4.1).

Os que dão ouvidos a espíritos enganadores, na maioria das vezes, pelo menos num primeiro momento, não percebem o engodo a que foram atraídos e seduzidos. Por isso a grande importância de se pensar, meditar e ensinar a doutrina verdadeira, a doutrina de Cristo. Tomando emprestadas as palavras de Paulo: "Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos" (1 Timóteo 4.15).

Diante de tempos difíceis como o nosso, precisamos ter cuidado. Os espíritos enganadores persistem com os seus maus intentos. Adão e Eva foram enganados. E quanto a nós? Amados, décadas e séculos já se passaram desde quando o evangelho nos foi dado. Muita coisa já mudou. Mas, não ensinemos outra doutrina. O evangelho de Cristo continua verdadeiro. O evangelho de Jesus continua o mesmo. Estejamos firmes e comprometidos com a Verdade de Deus!

Pr. Adriano Xavier Machado