Pastores Segundo o Coração de Deus

Ser pastor é uma honra, ser um pastor usado por Deus é melhor ainda, mas, ser um pastor segundo o coração de Deus é um privilégio e tanto. Nada se compara com a alegria de servir ao Senhor em Sua presença santa e em completa obediência.

 Eis o desejo do Senhor: "E dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência" (Jeremias 3.15). O que podemos aprender com tal afirmativa? Façamos aqui algumas considerações:

"E dar-vos-ei" demonstra perfeitamente a soberania de Deus. Deus é quem chama, separa, capacita e usa os Seus servos como quer. O verdadeiro ministério pastoral não tem nada a ver com politicagem ou manobras de homens. Tudo é na dependência e direção de Deus. 

Deus é perfeitamente sábio e poderoso para levantar pastores segundo o Seu coração. Ele tem trabalhado constantemente nessa direção. Pastores que não são segundo o coração de Deus corrompem o ministério e prejudicam a obra do Senhor.

A afirmação "pastores segundo o meu coração", aponta para o ministério que atende aos propósitos do Senhor, de acordo com o Seu caráter santo e gracioso. Deus deseja que cada obreiro do Seu Reino seja exemplo em tudo. Como?


J. C. Ryle diz que, o "verdadeiro pastor das almas é aquele que entra no ministério olhando para Cristo, desejando glorificá-Lo, fazendo tudo no poder que Ele outorga, pregando sua doutrina, andando em seus passos e se esforçando para trazer homens e mulheres a Cristo".

Decerto, na ocasião em que Deus prometeu pastores segundo o seu coração, o Messias prometido ainda não tinha vindo ao mundo. No entanto, não podemos nos esquecer que, as ordenanças, os ritos, as figuras e as profecias do Antigo Testamento apontavam para o "Cordeiro de Deus" que haveria de vir. 


A promessa já se cumpriu. Jesus veio ao mundo para nos salvar. Através d'Ele podemos ser tudo aquilo que Deus planejou a nosso respeito. A graça redentora de Cristo faz uma obra completa em nosso viver, capacitando-nos poderosamente para o ministério que Deus tem nos confiado.

Jesus disse: "Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas... até aos confins da terra" (Atos 1.8). Não há barreiras, não há portas fechadas, não há impedimento algum para fazermos a obra do Senhor.

Quando o texto diz "apascentarão", fica claro que, o ministério pastoral é para ser exercido a favor do rebanho de Deus. "Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Senhor DEUS: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas?" (Ezequiel 34.2).

O desejo do verdadeiro servo de Deus, não é servir a si mesmo, não é buscar o seu
bem-estar ou a sua realização pessoal, mas, antes de tudo, fazer a vontade do Senhor para a edificação do povo de Deus. 
  
Pastores segundo o coração de Deus apascentam "as ovelhas" de Deus. Pastores segundo o coração de Deus se doam ao rebanho de Deus. Pastores segundo o coração de Deus cuidam do povo de Deus através da oração e ministração da Palavra de Deus.
 
Por fim, quando diz "com ciência e com inteligência", precisamos entender que, o ministério pastoral não é desenvolvido somente com boas intenções ou com bons sentimentos. Deus quer usar pastores que amam o conhecimento e o discernimento espiritual.


Em muitos púlpitos há equívocos e contradições. Em muitas pregações não há coerência bíblica nem teológica. Precisamos lembrar sempre: Deus se agrada do que é ministrado "com ciência e com inteligência". De Deus vem a sabedoria, de Deus vem a verdadeira Luz do Céu.

O ministério pastoral é para produzir vida, isto é, a vida do Espírito em homens e mulheres que se encontram mortos em seus delitos e pecados. Para isso o evangelho poderoso de Jesus que liberta, cura, santifica, transforma e salva pela graça de Deus.
 
Pastores segundo o coração de Deus, não é utopia, mas, promessa de Deus para o Seu povo. Deixemos Deus agir. Deixemos Deus trabalhar. Deixemos Deus fazer a obra. Ele não falhará. Quando Ele promete, não falta alguma! Deus é fiel!

Pr. Adriano Xavier Machado