Liderança Cristã

Mais um ano está terminando. As igrejas certamente já estão na expectativa e se preparando para o que se aproxima. E uma das iniciativas, refere-se a nova diretoria e liderança em geral. Algo que merece muito cuidado, atenção e oração, para que de fato a vontade do Senhor seja efetivada e o trabalho do Senhor não seja prejudicado.  Por isso, apresentamos aqui uma proposta para o exercício da liderança segundo o modelo bíblico.

1 _ O líder cristão precisa ser cheio do Espírito Santo. Não basta ser inteligente, criativo, dinâmico ou carismático, o líder cristão tem que ter a presença e o poder do Espírito inundando, guiando e governando todo o seu ser. É com o Espírito Santo que o cristão é uma autêntica testemunha de Jesus até aos confins da terra (Atos 1.8).

2 _O líder cristão tem que buscar ser um ganhador de almas. O líder cristão tem que ser uma referência nesse quesito, pois "o que ganha almas é sábio" (Provérbios 11.30). Cada membro de igreja pode ter o seu próprio dom ou talento, mas nada deve anular essa capacidade de ganhar almas para Jesus (Marcos 16.15).

3 _ O líder cristão tem que saber valorizar o ser humano. Vivemos em uma época em que os programas, as tradições e as coisas valem mais do que o próprio ser humano. Mas no Reino os valores são outros. O Senhor se importa acima de tudo com vidas. Por isso Ele "veio buscar e salvar o que se havia perdido" (Lucas 19.10).

4 _ O líder cristão se dedica à vontade de Deus. Muitas vezes há muito da carne e do pensamento do homem. Somente o que busca a vontade de Deus pode de fato agradá-lo. E é fazendo a vontade de Deus que se alcança a promessa (Hebreus 10.36).

5 _ O líder cristão precisa saber ouvir. O líder eficaz não é aquele que apenas sabe falar bem, mas o que também tem a capacidade e a disposição de ouvir. "Sabei isto, meus amados irmãos: Todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para se irar" (Tiago 1.19).

6 _ O líder cristão é um servidor. Jesus ensinou que aquele que deseja ser o primeiro deverá ser servo de todos (Marcos 9.35). Ele disse também que "o maior dentre vós há de ser vosso servo" (Mateus 23.11). O Senhor mesmo deu o exemplo. Ele "não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos" (Marcos 10.45).

7 _ O líder cristão tem a marca da humildade. Nada é tão trágico no Reino quanto o orgulho. O líder humilde é o que vai mais longe. "A soberba do homem o abaterá, mas a honra sustentará o humilde de espírito" (Provérbios 29.23).

8 _ O líder cristão tem compromisso com a oração. O empenho e o trabalho são importantíssimos, mas nada substitui a oração. "Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo"(Marcos 13.33). "Orai sem cessar (1 Tessalonicenses 5.17).


9 _ O verdadeiro líder cristão sabe ser submisso. Quem não aprendeu a obedecer nunca terá condições de liderar. "Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil (Hebreus 13:17).

10 _ O líder cristão é um exemplo na fé. "Porque por ela os antigos alcançaram testemunho" (Hebreus 11.2).

11 _ O líder cristão trabalha com excelência. "Maldito o que faz com negligência o trabalho do Senhor!" (Jeremias 48.10 _ NVI).

12 _ O líder cristão está sempre aprendendo. Ele aprende de Jesus (Mateus 11.29), das Escrituras (Salmos 1.1-3), da graça (Efésios 2.8,9) e do amor (1 coríntios 13.13).

Que Deus capacite a liderança cristã a viver o que a Palavra de Deus nos ensina.

Pr. Adriano Xavier Machado