NATAL

Para nós cristãos todo dia é Natal. Pois todo dia Jesus tem lugar no nosso coração. Todo dia Ele nasce em nossas vidas. Quando Maria "deu à luz a seu filho primogênito", ela "envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem" (Lucas 2:7).

Esteja bem atento a essa passagem bíblica. O texto nos indica claramente que não havia lugar para o Messias prometido. Não havia lugar para o Rei dos reis. Não havia lugar para o Senhor dos senhores. Não havia, enfim, lugar para o Salvador de nossas almas. Então, Maria o deitou numa manjedoura, num recipiente de pedra onde o gado poderia se alimentar. Não precisamos forçar muito as nossas mentes para entendermos que a manjedoura não era o lugar apropriado para um recém-nascido, para um bebê, quanto mais para o Príncipe da Paz. Ele merecia algo melhor, algo mais digno e honroso. Mas ainda, assim, Ele veio.

Por ocasião do Seu nascimento, mesmo sabendo que seria deitado num lugar simples e humilde, Jesus veio ao mundo. Ele se humilhou. Ele abriu mão da Sua posição de Rei. Sendo rico se fez pobre por amor de nós. E qual tem sido a nossa resposta? Será que por Ele estamos dispostos a passar por uma "manjedoura"? Estamos dispostos a pagar um preço por Jesus? Pelo Senhor temos coragem de abrir mão da nossa posição social, do nosso conforto ou mesmo bens a fim de fazermos a Sua vontade? Pelo Reino de Deus renunciaremos tudo o que temos? Que possamos aprender o que é vida cristã com o exemplo do nosso Mestre. Então entenderemos o sentido do Natal.

Pr. Adriano Xavier Machado